Blog da Arquiteta Deise Soares! Um mix de ideias, projetos & objetos, arquitetura & decoração, design & arte, estilo de vida & muitas coisinhas fofas...tudo isso....e mais um pouco. Um arquivo de tudo, do que é diferente e interessante, e mostra que a arquitetura está em tudo e em todos! Ano V


24 janeiro 2011

Fogão Mineiro.

Tem algum mineirim por ai sô?! Brincadeiras a parte, o fogão mineiro, que aqui no Sul é chamado de fogão campeiro e o mais novo pedido entre projetos de residências. Nada mais é do que um bom fogão a lenha, com forno!
Existentem vários caminhos para se ter um, eu digo, várias tecnicas de construção, o pré moldado, o construído no local, o pronto (mod da foto 4). Os acabamentos ajudam no diferencial, pode ser pintado, revestido com cerâmica ou texturas. Segue ai algumas dicas!



Modelo construido no local .

Modelo Pronto e montado no local.
Não esqueça, um bom projeto e acompanhamento de um profissional é importantissimo para que o resultado seja o melhor possivel!
Mas não sabe por onde começar? No site de Oliver Anquier tem o projeto
do fogão do programa dele, já utilizei o modelo para exemplo em um projeto para uma cliente, é so adaptar de acordo com as necessidades.
Quer saber onde comprar as chapas AQUI e AQUI.

15 comentários:

  1. oi Deise

    Meu marido adoro esses fogões!!!
    quem foi criado no interior, comeu esse tipo de comida nunca esquece!!!
    Minha mae tinha forno a lenha pra fazer pão.
    adoraria ter um , quem sabe em uma futura casa.

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Como boa neta de mineiros que sou, acho fogão a lenha um máximo! Dizem que a comida feita neles é muito mais deliciosa... Hahaha

    Adorei a ideia! =) Fica bonito e meio rústico, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana fogão à lenha, sou louca para por um na casa nova, junto a churrasqueira! É um sonho!!!
    Uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  4. Olha realmente a comida feita em fogões a lenha, não tem pra ninguém!
    Ai que saudade de Minas Gerais já... sempre que posso dou um pulo lá!
    bjssss

    ResponderExcluir
  5. Uai se isso num é item obrigatório na casa de um minêro, num é em casa nenhuma. Na minha num pode fartá...
    Parabéns pelo post, adorei e já salvei p/ saber o que fazer qdo chegar neste ponto da minha construção.
    Edna

    ResponderExcluir
  6. Eu como boa Goiana que sou, sei o valor de um feijãozinho feito nesses fogões em panela de ferro...Hummmm
    Tá na lista pra fazer parte da minha casa dos sonhos \o/
    Amei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi minha querida,

    Um dos meus futuros projetos é fazer uma cozinha de "verão" no meu jardim e colocar um fogão de lenha nela. Vou mostrar o post para o mon cheri e fizer que é isso que eu quero, pois ele nao tem muita idéia de como funciona...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro comida mineira. Ai como queria ter um fogão desse!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Deise,
    Muito bom seu blog! Essa do fogão mineiro foi demais! Como bom mineiro que sou e morando no interior tenho que gostar mesmo! Aqui em Minas a Emater tem um projeto de um fogão a lenha sem fumaça vale a pena conferir.
    Cristiano

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/5/11

    Olá Deise,
    Adorei as idéias dos fogões a lenha.
    Sou mineiro, e acho toda casa de um bom mineiro tem que ter um fogão desses.

    Cleudimar Alves

    ResponderExcluir
  11. Sentindo o cheiro daquela broa... ou daquela canjiquinha com costelinha de porco e couve... Belos exemplares do fogão mineiro. Para quem não mora mais em Minas, eles aguçam a memória e nos fazem querer antecipar as férias de fim de ano... Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/12/11

    Como boa mineira que sou, trago na memoria o sabor e o cheiro da comidinha feita em fogão a leinha, agora estou prestes a realizar meu sonho, construir uma casa com uma cozinha caipira, vai ser bem ampla, pois, será o principal comodo da casa, não irá faltar meu fogão a lenha com forno e serpentina para aquecer agua para o banho.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/3/12

    Olá Deise...sou mineira e estudante de arquitetura, adorei a primeira opção de fogão, resgata bem os antigos fogões da roça.

    Abraços!!

    Cristiane de Jundiaí - SP

    ResponderExcluir
  14. Oi Deise, será que consigo fazer um cantinho mineiro em um espaço de 3 x 3?



    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um Fogão a lenha, muito bom, bem Mineiro, ja n vejo a hora de chegar na sexta pra mandar fogo e chamar os amigos.

    ResponderExcluir

Olá!! Arquitetando alguma Ideia?! Deixe aqui um recadinho!!!! Vou Adorar!

| + ideias |

Related Posts with Thumbnails