Blog da Arquiteta Deise Soares! Um mix de ideias, projetos & objetos, arquitetura & decoração, design & arte, estilo de vida & muitas coisinhas fofas...tudo isso....e mais um pouco. Um arquivo de tudo, do que é diferente e interessante, e mostra que a arquitetura está em tudo e em todos! Ano V


07 outubro 2010

Tijolo à vista!!! O-O

La Lampe
Continuando a conversa que começou la na Casa de Catarina . O famoso tijolo aparente, tão utilizado nos anos 80 como detalhes arquitetônicos, e ainda tão atuais, nada mais é do que chamamos comumente de tijolo à vista!! Tem tijolos para todos os gostos, avermelhados, queimados, furados, maciços, reutilizados de demolições. Esses ultimos são o sonho de muitos que pretendem deixar uma parede "descascada".
Muito versáteis, os tijolos aparentes são utilizados desde construção de casas, edifícios, até mesmo na decoração de interiores como: dormitorios, lavabos..., até mesmo em detalhes como floreiras, revestimentos e pisos!

Utilizado como detalhe em pisos: exige cuidado na colocação, para não ficar com vestígios de argamassa! Foto: Tudo é demais

Detalhe na Fachada, vejam o desenho da colocação! - Foto: Arcoweb

Tijolo Maciço com pátina, detalhe para o contraste da parede com o piso e o acabamento com o rodapé alto!
Projeto Carla Manfrini, Foto Arquitetura e Construção

DORMITORIO: Tijolos Maciços com junta seca contrafiados - Foto Casa e Jardim
DORMITORIO: Meia Parede com reboco, Meia parede com tijolos maciços com pátina!
 Detalhe para as instalações de luz aparentes também!

SALA DE ESTAR

LAVABO - Detalhe para o nicho com iluminação
foto: Tudo é dimais

Mas preste atenção! Para ter a aparência de um tijolo de demolição, é preciso que o tijolo seja maciço!! Não adianta descascar uma parede de tijolos furados (comuns)... que... surpresa...voce vai ter uma parede queijo suíço, tipo obra inacabada!
Tijolos Cerâmicos Furados
Tijolos Cerâmicos maciços novos

O tijolo aparente fica melhor se deixado na cor normal do fabricante, já o tijolo comum é bem irregular e quebradiço e fica bom pintado de branco ou outras cores.
FACHADA: Aconchegante
Projeto Carlos Verna- Foto : Arq e Construção
Importante: necessário impermeabilizar os tijolos para retardar o desgaste do material, protegendo-o de interpéries. Se for construir invista bastante na impermeabilização, pois após colocado se a umidade aparecer, criando uma camada "esbranquiçada" no tijolo, o desgaste do material é mais rápido e ainda não surgiu no mercado nada milagroso para reverter a situação!




 QUER VER MAIS SOBRE TIJOLOS APARENTES, PASSA LA NO

21 comentários:

  1. Adorei querida! Ficou ótimo o post... complementando as idéias. Agora espero que a Alica consiga encontrar uma casinha de tijolinho!
    Beijos
    lelê
    PS> adorei fazer o post "combinado"...

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga! Como vai? Adorei a postagem,sou fã deste acabamento! Quero fazer na minha casa...quando eu construir..rsrsrrs...bjs: Carol Carneiro

    ResponderExcluir
  3. oi Deise

    Amei cada fotinho, sou super fã desses tijolos e numa futur acasa quero uma parde dentro de casa assim... com patina ou sem patina, acho tudo lindooo, bjus!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Deise,

    Eu morei quase 10 anos em Madrid e posso dizer que é a capital do tijolinho a vista. Da um charme especial a essa cidade maravilhosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. E amo tijolinho a vista...tanto que qdo meu marido me levou para passar o final de semana na chacara dos pais em Atibaia...terminou de me conquistar...pq parece casinha de boneca...com tijolos a vista e beiral e batentes brancos.,...um sonho!!

    Bjão
    http://andreiarenovandoereciclando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,Deise.Tudo bem?
    Minha casa é toda com tijolos de demolição(semelhante à foto nº7), provenientes de uma antiga residencia(construida/demolida no entorno do Parcão.
    Todos gostam do visual mas nós, após dez anos de convivência com os tijolos, incluimos algumas paredes rebocadas e pintadas tornando mais leves os ambientes.
    Adorei a ideia da foto nº6, ótima inspiração!Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Deise querida, eu amo tijolos aparentes, em qualquer lugar!!! Acho lindo e amei suas dicas sobre conservação, confesso que nem sabia que os tijolos devem ser impermeabilizados.
    Acho lindo uma parede com tijolos pintados de branco, ou com pátina envelhecida.
    Amiga, obrigada por seu carinho lá no blog, adoro!!!
    beijosssssssssss e um lindo feriado pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  8. Deise
    Sou suspeita pois adoro, mas concordo com a Silvia, excesso cansa e pesa. O rústico me encanta muito, excelente escolha de imagens :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ba os tijolos deram um toque super legal!
    AMEEEEI a sala de estar, eu quero uma igual HUAHUAHUA

    beijoo guria
    Vibrante Colorbar

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Moro em Nova York e adorei o blog, muito criativo e de muito bom gosto, vou passar sempre aqui. Parabens!!!!!!
    Visite: www.newyorkaseuspes.com e deixe um recadinho por la. Esta semana postei foto do casamento da minha filha em Manhattan, me diga o que achou. Abs!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu acho super legal os tijolos aparentes, mas não sei se teria coragem de usar... De qualquer forma, são lindos de ser ver nestas imagens que você postou!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, garota,

    Eu ando numa correria que nem te falo, rsrs. Mas vou ter que voltar aqui para ler, ver e rever tudinho o que tem sido escrito. Sobre os tijolinhos à vista, por exemplo, só posso dizer que ADORO! estejam dentro, como no caso dessa sala com o sofá branco (meu sonho de consumo!) ou na parte externa. Acho que eles passam uma impressão de coisa bucólica e perdurável, e dão muito charme às construções, principalmente de residências.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que fica muito charmoso!

    ResponderExcluir
  14. lindo..tô quase descascando tudo aqui em casa e deixando tijolo aparente..haha..acho lindo!

    ResponderExcluir
  15. magali pergunta? acho lindo tijolinho bem rusticos da para coloca lo na area da piscina tambem aguenta sol e umidade?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo25/3/11

    esse estilo com tijolos a mostra tem algum nome específico?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo19/9/11

    Ola
    Parabens pela postagem.
    Vc teria algum profissional para indicar em sp capital para aplicar esse acabamento.
    Gosto da foto 4, 6 e 9.
    Obrigada!

    Geni

    ResponderExcluir
  18. Anônimo20/9/11

    na realidade não seria um comentario e sim uma duvida gostaria que se alguem soubesse de algum curso de moveis em alvenaria com tijolos a vista gostaria que me passassem as informações pois quero eu mesma faze-los em minha casa de praia eu e meu marido obrigado pela atençao meu e-mail é ednaloira_40@hotmail.com e sobre o site eu adorei sempre é bom ter ideiais e dividi-las obrigado

    ResponderExcluir
  19. Anônimo28/11/11

    Como executar a alvenaria com tijolo maciço aparente com junta seca, sendo que quero as duas faces da parede desta forma.
    Att. Arq Rosane

    ResponderExcluir
  20. Anônimo12/2/12

    Adorei esta postagem.....de tijolo maciço moro numa chacara no interior de SP e compramos estes tijolos para fazer um fogão a lenha muito lindos mesmos parabéns....Um grande bjo..

    ResponderExcluir
  21. Anônimo30/5/12

    BOA NOITE
    PAZ E BEM !
    MEU PEDREIRO FEZ APARENTEMENTE ERRADO A PAREDE DE TIJOLINHOS. ELA ESTÁ DIVIDINDO A COZINHA DA SALA, GOSTARIA DE AMENIZAR A SITUAÇÃO JOGANDO UM BRANCO DE FORMA QUE NÃO COBRISSE TODA A PAREDE, ELE JA PASSOU REZINA, TEM COMO FAZER ALGO AGORA SEM TER QUE LIXA-LA?
    OBRIGADA,
    DANI.

    ResponderExcluir

Olá!! Arquitetando alguma Ideia?! Deixe aqui um recadinho!!!! Vou Adorar!

| + ideias |

Related Posts with Thumbnails